Brucelose Canina – Brucela Canis

Brucelose Canina – Brucela Canis

Comentários

A brucelose canina é uma doença infectocontagiosa de cães que se caracteriza por aborto, infertilidade, comprometimento de tecidos linfoides e bacteremia prolongada. A doença se manifesta em cadelas com metrite e aborto depois de 30 a 50 dias de gestação; já nos machos, caracteriza-se por orquite e epididimite. Como na brucelose de outros animais, infecção com B.canis  não interfere no ciclo estral normal dos animais.

Importante

  • Quando a bactéria migra para os tecidos, o nível de anticorpos detectáveis decai consideravelmente, interferindo de forma negativa no resultado dos testes sorológicos.

  • Para se garantir que um animal seja considerado negativo, é aconselhada a realização de três testes consecutivos negativos com intervalos de 30 a 45 dias.

  • Caso a doençaseja confirmada em pelo menos um animal da propriedade, será preciso testar todos os outros por métodos sorológicos. A escolha do método de diagnóstico a ser empregado está na dependência do tempo de infecção, pois animais infectados por menos de 4 a 12 semanas podem apresentar resultados falso-negativos.

  • Os testes sorológicos devem ser conduzidos mensalmente até que a infecção seja completamente eliminada, ou seja, até o momento em que 3 testes sorológicos consecutivos resultarem negativos para cada animal da propriedade. Sempre se deve levar em conta que os animais podem eventualmente estar em diferentes estágios da doença, o que significa que alguns testes sorológicos podem apresentar resultados falso-negativos.

Método

Imunodifusão em gel + Elisa

Condição

  • 1,0 ml de soro refrigerado sem hemólise.

  • Não usar anticoagulante.

Conservação para envio

Até 7 dias entre 2 e 8°C.

Porte do Animal: 
Exames Relacionados: