Potássio

Potássio

Comentários       

A mensuração de potássio está  indicada na anorexia prolongada, vômito, diarreia, fraqueza muscular, bradicardia, arritimias supraventriculares, oliguria, anúria e poliúria. Também é indicada no hipoadrenocorticismo, cetoacidose diabética, obstrução uretral, nos animais em uso de diuréticos e de inibidores da enzima conversora da Angiotensina.

É o principal cátion intracelular. O uso de fluidoterapia intravenosa pobre em potássio ode aumentar a perda renal e levar a hipocaliemia em um animal anoréxico. Podemos ainda encontrar hipocaliemia associada a perdas gastrointestinais (vômitos e diarreia) que pode ser exacerbada pela ingestão dietética adequada.

Obs.: A pseudo-hipercaliemia pode ocorrer secundária a um atraso na separação do soro do sangue com leucocitose intensa ou trombocitose, elementos celulares ricos em potássio. Pode ocorrer ainda quando se tem hemólise em Equinos e Bovinos, quando a coleta foi feita em heparina potássica, quando a coleta foi feita através de um cateter intravenoso usado previamente para administração de potássio. Uma peculiaridade racial tem sido notada no cão Akita em que o atraso da separação da amostra coagulada pode resultar em um aumento nos valores de potássio.

Método                                                      

            Eletrodo seletivo                                            

Condição

  •  0,8 ml de soro sem hemólise.

Conservação para envio

            Até 5 dias entre 2° e 8° C.

Valor de referência

  • Caninos: 3,7 a 5,8 mEq/L

  • Felinos: 3,8 a 4,5  mEq/L

Porte do Animal: 
Exames Relacionados: