Leishmania - PCR
Limitações do teste
Reações falsos negativas podem ocorrer quando a quantidade de DNA está abaixo da sensibilidade de detecção do teste ou na presença de inibidores da PCR na amostra.
Valor de referência
Amostra negativa para Leishmania sp.
Observação
Este exame pode apresentar, embora raramente, resultados falso-positivo e falso-negativo que é uma característica do método. A presença de sorologia positiva para Leishmania com PCR negativa pode ocorrer quando não existe a presença de parasitas circulantes no sangue periférico.
Considerando a inexistência de padronização dos primers de diagnóstico utilizados na técnica de PCR, onde os resultados encontrados podem apresentar divergências entre outras instituições que executem a mesma técnica. Considerando ainda que a PCR seja uma técnica molecular de elevada sensibilidade / especificidade e que pode haver discordância entre resultados obtidos por técnicas sorológicas. Serão considerados para fins de conclusão de diagnósticos os resultados obtidos por técnicas sorológicas, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde - manual de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral Canina. Págs 28 - 29, 2003 (www.saude.gov. br/editora/livros).