Imunohistoquímica
Comentários
A imunohistoquímica representa um conjunto de procedimentos que utilizam anticorpos (policlonais ou monoclonais) como reagentes de grande especificidade para a detecção de antígenos que marcam estruturais teciduais e celulares.
Numa época em que o diagnóstico preciso determina o tratamento e o prognósticodas neoplasias, o uso da imunohistoquímica se faz indispensável. Sendo a imunohistoquímica um conjunto de métodos de detecção de antígeno em cortes histológicos altamente dependente do processo de fixação, o mesmo deve ser realizado de forma bem criteriosa. A fixação é o princípio da preservação antigênica. Para que haja reação antígeno-anticorpo durante a reação imunohistoquímica, a fixação adequada se faz necessária. O tempo de fixação, o volume do fixador, as dimensões dos fragmentos devem ser adequados para que setenha boa penetração no tecido. A quantidade de fixador deverá ser de 20 a 50 vezes maior do que o fragmento. O tempo ideal para uma boa fixação é de 12 a 24 horas com solução de formalina 10% tamponada.
Material
Material processado e incluído em bloco de parafina ou tecido fixado formalina 10% tamponada:
Formaldeído (solução 35-40%)
Fosfato de sódio monobásico monohidratado P.A. (NaH2PO4H2O)
Fosfato de sódio dibásico anidro P.A. (Na2HPO4)
Água destilada
Resultados – tipo laudo
O laudo emitido explicita os anticorpos usados e apresenta o resultado documentado em microfotografias coloridas, chamando atenção para a positividade ou não da reação, sua intensidade e sua localização no tecido e nas células neoplásicas, de forma que o médico veterinário solicitante terá clara noção do que representa a reação descrita em relação ao conjunto de células neoplásicas amostrada.