Cinomose Antígeno teste

Cinomose Antígeno teste

Comentários

A cinomose é uma doença viral altamente contagiosa que atinge todos os canídeos. Cães jovens e não vacinados são os mais acometidos. A doença é normalmente multissistêmica, com envolvimento multifocal progressivo do sistema nervoso central. Cães mais velhos podem desenvolver uma forma mais insidiosa com gradual perda da consciência e progressiva paresia posterior. Apresenta duas formas: sobreaguda, caracterizada por febre repentinae morte súbita e aguda, quando os animais apresentam sinais de febre, prostação, inapetência, secreções nasal e ocular, vômitos e diarreia, podendo ocorrer posteriormente sintomas neurológicos, como paralisia, convulsõese morte. O agente da cinomose é um RNA – vírus da família Paramyxoviridae gênero Morbilivirus.

O exame visa detectar fragmentos do vírus da cinomose canina na mucosa do olho, soro, plasma, urina, saliva ou secreção

Método

Imunoensaio cromatográfico.

Condição

  • 1,0 ml de soro ou plasma (EDTA/Heparina).

  • Secreção nasal ou ocular (conjuntivas) ou saliva coletada em swab estéril com solução fisiológica.

Conservação para envio

Até 48 dias refrigeradas entre 2 e 8°C.

NOTA: Pode-se detectar o vírus após o contágio em prazo inicial de 3 dias (quando ocorre viremia) em amostras de soro ou plasma e de 3 a 6 dias em amostras de secreções oculares (quando ocorre multiplicação dentro das células).

Resultado positivo: indica a presença do antígeno da cinomose na amostra testada. A detecção do vírus ocorre a partir do terceiro dia de infecção. O teste não possui influência sobre a vacina DHPPL de 1 a 14 dias após a vacinação, devido ao fato da titulação do vírus na vacina ser muito baixa.

Porte do Animal: 
Exames Relacionados: